O Núcleo de Educação à Distância (NEaD) é um núcleo institucional do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM).

Criado em 2010, como parte integrante do Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI), o NEaD iniciou suas atividades com a oferta de cursos livres e atividades complementares, tais como: cursos de programação de computadores, capacitação em tutoria e línguas.

Posteriormente, em 2011, o NEaD passou a gerir as disciplinas de dependência e adaptação dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM. Tal oferta objetivou complementar os métodos tradicionais de ensino-aprendizagem das disciplinas regularmente inseridas na matriz curricular.

Em 2012, a gestão das disciplinas de dependência e adaptação via EaD passou a ser aplicada em toda instituição, suportando também as atividades à distância nos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção.

Ao mesmo tempo em que as disciplinas de dependência e adaptação funcionavam a todo vapor, novos cursos de viés tecnológico foram ofertados, além de treinamentos corporativos e a gestão de diversos grupos de trabalho e pesquisa.

Já em 2015, o UNIVEM e o NEaD passam por processo de credenciamento junto ao MEC para ofertar cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu pela modalidade EaD, obtendo credenciamento sob a PORTARIA Nº 440, DE 11 DE MAIO DE 2016. Assim, foi criado o MBA em Gestão de Tecnologia da Informação, a ser integralmente operacionalizado nesta modalidade.

Fachada do NEaD-COMPSI

Fachada do NEaD-UNIVEM nas dependências do COMPSI